Por que Pensar em Internacionalização e como Preparar sua Empresa para essa Estratégia?

Um negócio quando atinge seu ponto máximo de crescimento com os seus recursos atuais ele tende a buscar novas opções para gerar lucros. Se pensarmos no ciclo de vida das empresas e no mercado volátil que vivemos, fomentar opções para gerar lucro é assunto que deve estar constantemente na pauta.

Também temos a Expansão Empresarial, estratégia adotada em empresas que tem em mente crescer ainda mais. O pensamento é simples e prático: atingir novos clientes e/ou novos mercados e/ou novas tecnologias.

O fato é que empresas que buscam especialmente cobrir novos mercados inevitavelmente irão se deparar com o processo de internacionalização em algum momento.

Para apresentar o assunto e ajudá-lo a ficar por dentro das estratégias de internacionalização de empresas, preparamos este super artigo para você.

Por que pensar em Internacionalização?

Oportunidade de mercado: a internacionalização de empresas acontece quando são vislumbradas oportunidades de novos negócios no exterior. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando a organização percebe que existe demanda pelos seus produtos em mercados estrangeiros, quando tendências favorecem seus produtos no exterior, ou quando se percebe a ausência de concorrência no mercado de outros países.

Diversificação do risco: outro motivo para internacionalizar o negócio é a vontade de diversificar o risco da empresa. Sabe aquela história de que não se deve colocar todos os ovos em uma mesma cesta? Ao optar pela internacionalização, ao mesmo tempo que as empresas se tornam mais imunes às mudanças nas tendências de consumo para cada um dos mercados em que atuam, também são menos afetadas por fatores externos que interferem no comportamento do consumidor e na compra de seus produtos (como recessões, turbulências políticas, mudanças nas taxas de juros, mudanças nas taxas cambiais, desastres naturais, ataques terroristas, clima etc.).

Economia de escala: quanto mais ampla for a atuação da empresa, mais descontos ela pode obter comprando em escala, além de poder conseguir melhores condições de crédito de fornecedores.

Sazonalidade: a internacionalização é uma opção para empresas cujos produtos estão muito presos à sazonalidade do mercado interno. Imagine um produto que tenha maior saída no verão. Ao expandir fronteiras, a organização pode ter um ano inteiro de pico de vendas.

Concorrência: existe aquela lei da física que fala de ação e reação. Em muitos casos, empresas se veem empurradas para o processo de internacionalização porque é o que seus concorrentes estão fazendo. Tem ainda aquele ditado que diz que o melhor ataque é a defesa. Internacionalizar-se pode ser uma resposta a um concorrente que iniciou suas operações no mercado interno. Em outras palavras, uma empresa entra no mercado doméstico de um concorrente em retaliação por uma entrada anterior em seu próprio mercado interno.

Últimos posts

Contato

Av. Nova Independência, 87
10° Andar, Sala 101 – CEP 04570-000 – Brooklin
São Paulo – Brasil

11650 Olio Road Suite 1000 – PO Box 155Fishers, IN 46037
United States
+1 (317) 828-3683

Copyright OWIP 2021. Todos os direitos reservados.

Oneworld International Partners

FormsWhatsapp-POR

IBS Ticket 2024

U$ 3,000.00

Full event including race day

Name *
E-mail *
Phone *
Voucher (For Columbia's club members)

IBS Ticket 2024

U$ 1,000.00

1 day of event: Doing Business in LATAM + Exclusive Dinner + Carb Day

Name *
E-mail *
Phone *
Voucher (For Columbia's club members)

IBS Ticket 2024

U$ 600.00

1 day of event: Doing Business in LATAM + Exclusive Dinner

Name *
E-mail *
Phone *
Voucher (For Columbia's club members)

IBS Ticket 2024

U$ 300.00

Exclusive dinner with LATAM & North American businesspeople

Name *
E-mail *
Phone *
Voucher (For Columbia's club members)

IBS Ticket 2024

U$ 300.00

Second day of the event: Doing Business in LATAM

Name *
E-mail *
Phone *
Voucher (For Columbia's club members)

IBS Ticket 2024

U$ 300.00

First day of event: Doing Business in the US

Name *
E-mail *
Phone *
Voucher (For Columbia's club members)

Ticket IBS 2024

U$ 3.000,00

Nome *
E-mail *
Telefone *

International Business Summit 2024

If you are interested in knowing how to accelerate your business, fill in the information below and we will contact you.

IBS 2024 - Form English

International Business Summit 2024

Se você tem interesse em saber como acelerar seus negócios preencha os dados abaixo e entraremos em contato com você.

IBS 2024 - Form

Preencha o formulário para receber contato.

Contatar Form