Cuidado Com o Mercado da Saudade

O número de brasileiros morando no exterior nunca foi tão grande. De acordo com o Itamaraty de 2010-2020 o número de brasileiros no exterior cresceu cerca de 35%, nos Estados Unidos esse número é maior que 1,4 milhão de pessoas, segundo a Revista Exame.

Existe naturalmente um mercado de nicho conhecido como o “Mercado da Saudade”.

Mas, o que é o Mercado da Saudade?

De acordo com os especialistas da Oneworld International Partners o mercado da saudade é uma forma usada em economia para designar o mercado de trabalho especializado em comercializar produtos típicos de uma nação para as comunidades daquele país que vive no estrangeiro.

Quais são os principais produtos brasileiros no Mercado da Saudade?

A maioria dos empreendimentos de brasileiros no exterior está de alguma maneira ligado ao mercado da saudade, que vai desde a comercialização de açaí, tapioca e feijão, a salões de beleza, academias de capoeira e jiu-jítsu. No ranking dos produtos alimentícios brasileiros mais exportados, a água de coco desponta na frente, seguida pelo pão de queijo e o açaí.

Segundo o Itamaraty os Estados Unidos concentra quase a metade dos empreendimentos de brasileiros ligados ao mercado da saudade, seguido pelo Japão e França.

Porque é preciso ter cuidado com o Mercado da Saudade?

Querer transformar a saudade da terra natal em negócio não significa garantia de sucesso. Mas, sem dúvida, pode ser muito mais assertivo se o empreendedor se apegar à alguns passos fundamentais orientados por profissionais globais que lidam com este mercado.

Os especialistas da Oneworld International Partners porém, defendem fortemente o conceito de que focar apenas no mercado da saudade pode limitar grandemente a possibilidade de crescimento em solo norte americano.

De acordo com a Diretora Executiva da Oneworld International Partners, Karla Bledsoe que mora há quase 20 anos nos Estados Unidos e é especializada em internacionalização de empresas, “o empreendedor brasileiro é determinado, se seu produto for bom, se ele tiver paixão por ele e for honesto, o americano vai respeitar e possivelmente também consumir seu produto, se o processo de internacionalização da sua empresa for planejado da maneira correta” – conclui.

Naturalmente trabalhar com as comunidades brasileiras nos Estados Unidos pode trazer algum resultado, mas ao pensar em um crescimento maior e seguindo esse racional a Oneworld International Partners defende que um “business plan” para internacionalização de qualquer negócio deve ser feito com inteligência de mercado, experiência jurídica e tecnologia para que o produto de seus clientes possam forrar todo território norte americano e ser validado não apenas pelo mercado da saudade, fator preponderante para um sucesso maior nas vendas, afinal estamos falando de um mercado da saudade de pouco mais de 1,4 milhões para um mercado total de mais de 330 milhões de pessoas em todo os Estados Unidos.

Se você já atua no mercado da saudade e quer expandir seus negócios ou se você ainda não está vendendo nos Estados Unidos e quer mais orientação sobre como começar da maneira correta, CLIQUE AQUI

Últimos posts

Contato

Av. Nova Independência, 87
10° Andar, Sala 101 – CEP 04570-000 – Brooklin
São Paulo – Brasil

11650 Olio Road Suite 1000 – PO Box 155Fishers, IN 46037
United States
+1 (317) 828-3683

Copyright OWIP 2021. Todos os direitos reservados.

Oneworld International Partners

FormsWhatsapp-POR

International Business Summit 2024

If you are interested in knowing how to accelerate your business, fill in the information below and we will contact you.

IBS 2024 - Form English

International Business Summit 2024

Se você tem interesse em saber como acelerar seus negócios preencha os dados abaixo e entraremos em contato com você.

IBS 2024 - Form

Preencha o formulário para receber contato.

Contatar Form