3 Características do Consumidor Norte Americano

Naturalmente a cultura é algo que impacta no comportamento de compra de uma determinada região, por isso estudar padrões de comportamento conforme a nacionalidade é tarefa básica, e no mínimo obrigatória para qualquer pessoa que pretende empreender em um país diferente,

O campo que identifica as semelhanças e as diferenças que a cultura exerce nos consumidores é conhecido como Cross Cutural, ou Cruzamento de culturas, como já citado esse estudo comportamental é imprescindível para que deseja realizar negócios além das fronteiras do seu país natal.

Se você fez uma viagem internacional, certamente pode observar comportamentos que podem ter sido estranhos, seja em uma loja, restaurante ou mesmo no aeroporto. Conviver com estrangeiros faz com que essas características se tornem mais visíveis, e naturalmente faz com que você compare com sua própria postura.

A administradora Angélica Ribeiro, que mora há muitos anos nos Estados Unidos, reuniu três características relativas ao comportamento dos americanos em sua publicação para Revista Administradores, e nós da Oneworld International Partners trazermos nesse post para você, são elas: discrição, cortesia e confiança:

Discrição

O consumidor norte americano é discreto, fato! Raramente você os verá furando fila, fazendo algazarra, ou sendo beligerantes. Em linhas gerais há muito respeito, até mesmo na hora de fazer reclamações.

São pessoas que não costumam verbalizar ou reclamar imediatamente quando estão insatisfeitos com um produto ou serviço. Armar aquele barraco, definitivamente não é com eles e geralmente se você indagar ao final de um serviço se este foi bom, eles responderão que sim, eles guardarão para te ligar e relatar alguma insatisfação ou fazer algum comentário negativo horas ou até um dia depois, e como caminho padrão usarão os sites próprios para isso. Mas embora insatisfeitos, normalmente eles te darão uma segunda chance, se você oferecer um novo caminho para reconquistá-los.

Cortesia

Nos Estados Unidos como um todo, é possível notar sempre muita cortesia, ao chegar e sair de um estabelecimento comercial. Sabe aquelas palavrinhas mágicas? Elas realmente fazem parte do vocabulário das pessoas, você certamente vai ouvir “seja bem-vindo”, perguntarão como estão as coisas e elogiarão seu cabelo ou seu sapato, e não, não vai parecer bajulação. As vezes desconhecidos na rua fazem isso, e você sempre vai ouvir um “Have a great day!

No começo, parece até estranho, mas depois você acaba por incorporar esses hábitos diários também.

Confiança

Sabe aquela coisa de que a palavra tem poder? Para o norte americano a palavra vale muito. As relações comerciais e pessoais são cheias de muita boa fé. A desconfiança, se é que existe, está em um patamar muito abaixo do brasileiro. A vida parece mais simples, e acreditar no outro é natural, e isso torna as relações mais leves.

Eles confiarão no que você vender ou disser. Questionamentos existirão, naturalmente, mas tendem a fazer tudo com menos burocracia, mesmo assim, uma coisa é certa, o cliente norte americano se sente confortável por seguir padrões e processos claros, jeitinho brasileiro, só no Brasil mesmo.

Essas três características foram expostas nesse texto de forma simplista, mas é possível entendermos que não dá para ignorar hábitos, valores e comportamentos ao se realizar negócios internacionais. Parte dos investimentos iniciais pra quem deseja ingressar no mercado dos Estados Unidos, que é de longe o mercado mais maduro e maior do mundo, deve ser destinado a pesquisa e planejamento de estratégias para entender como seu produto ressoa na terra do Tio Sam.

Uma das alternativas mais econômicas é validar a receptividade do seu produto no Amazon Pilot Program, uma vez que 90% dos americanos compram suas mercadorias na Amazon, além da validação, o sistema permite um estudo específico com inteligência de mercado aplicada ao seu produto.

Últimos posts

Contato

Av. Nova Independência, 87
10° Andar, Sala 101 – CEP 04570-000 – Brooklin
São Paulo – Brasil

11650 Olio Road Suite 1000 – PO Box 155Fishers, IN 46037
United States
+1 (317) 828-3683

Copyright OWIP 2021. Todos os direitos reservados.

Oneworld International Partners

FormsWhatsapp-POR

International Business Summit 2024

If you are interested in knowing how to accelerate your business, fill in the information below and we will contact you.

IBS 2024 - Form English

International Business Summit 2024

Se você tem interesse em saber como acelerar seus negócios preencha os dados abaixo e entraremos em contato com você.

IBS 2024 - Form

Preencha o formulário para receber contato.

Contatar Form